Câmara dos Deputados instala CPI do MST

Parlamentares querem investigar o propósito das invasões e seus financiadores

17/05/2023 às 18:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST foi instalada nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, para investigar as invasões criminosas cometidas em todo o país pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A criação da CPI foi solicitada pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), que presidirá os trabalhos. O parlamentar justifica que houve aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No requerimento de criação da CPI do MST, parlamentares afirmam querer investigar o “real propósito das invasões, assim como dos seus financiadores”. 

Titulares

A relatoria fica com o deputado Ricardo Salles (PL-SP), responsável por elaborar o parecer sobre o tema levando em consideração as atividades e achados da CPI ao longo dos próximos meses.

O primeiro e segundo vice-presidentes são os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e delegado Fábio Costa (PP-AL), respectivamente.

O terceiro vice-presidente é o deputado Evair de Melo (PP-ES). Os nomes que compõem a direção do colegiado estavam em chapa única, respeitando o acordo entre os parlamentares para que não houvesse outros concorrentes.

Saiba Mais

Criada a Frente Parlamentar da Invasão Zero

Baianos criam movimento para enfrentar MST

Judiciário da Bahia determina instalação de CPI para investigar invasões criminosas do MST

MST acusa CPI de ataque em investigação de invasão de terra

CPI do MST: Bancada do Agro quer investigar lideranças do movimento

DEBATE: Invasões de terra pelo MST são criminosas

Invasões de terras preocupam produtores rurais em todo Brasil

Partidos vão indicar membros da CPI do MST na Câmara

CPI das invasões de terra deve sair em maio, prevê Lupion

Outras CPIs

Outras duas comissões de inquérito (CPIs) parlamentares instaladas nesta quarta-feira (17), vão apurar inconsistências contábeis nas Americanas e as apostas esportivas no país.

Com informações e foto da Agência Brasil


Últimas Notícias