Mais de uma centena de deputados federais e senadores participaram, nesta quarta-feira (17), do lançamento da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero, criada no Congresso Nacional para combate a crimes de invasão de terras e propriedades urbanas. Também participaram deputados estaduais de todas as regiões do país e representantes do agronegócio.
Entre os participantes da reunião havia parlamentares que deverão integrar a CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que tem instalação prevista para a semana que vem, na Câmara. Ricardo Salles (PL) deve ser o relator da comissão, presidida pelo tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS).

Zucco liderou a criação da frente, terá como objetivo a discussão permanente da questão agrária no país, em defesa incondicional do direito à propriedade, assegurado no artigo 5º da Constituição Federal.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa foi inspirada no Movimento Invasão Zero, nascido de forma espontânea por meio de produtores rurais da Bahia que decidiram reagir às invasões promovidas pelo MST e pela FNL (Frente Nacional de Luta), entre outros grupos.
Baianos criam frente para combater invasões
“Vamos incentivar a criação de frentes nas assembleias legislativas em todo o país”, disse Zucco, em referência a um movimento instalado por deputados baianos, no mês passado, após quatro invasões de propriedades particulares.
Imagens: Divulgação