Exportações de carne bovina a China estão suspensas

Decisão foi após confirmação do mal da vaca louca no Pará 

23/02/2023 às 20:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As exportações de carne bovina à China estão suspensas a partir desta quinta-feira (23) por causa da confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará.

Esta será a segunda vez em um ano e meio que o Brasil suspende a exportação de carne bovina à China. De setembro a dezembro de 2021, o país asiático, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu as compras após dois casos atípicos, em Minas Gerais e em Mato Grosso.

Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.

Saiba mais

Caso atípico de ‘vaca louca’ é investigado no Pará

Análise de Jorge Zaidan sobre 'vaca louca' e o impacto no mercado

Mato Grosso acompanha investigação de caso atípico de ‘vaca louca’ no Pará

Entrevista: Suspeita de vaca louca no Pará e as consequências para o mercado

Caso de ‘Vaca Louca’ é confirmado no Pará

Jorge Zaidan analisa suspensão das exportações de carne bovina para a China

Vaca Louca

Causado por um príon, molécula de proteína sem código genético, o mal da vaca louca é uma doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. As proteínas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja.

Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras. A ingestão de carne e de subprodutos dos animais contaminados com os príons provoca nos seres humanos a encefalopatia espongiforme transmissível. No fim dos anos 1990, houve um surto de casos de mal da vaca louca em humanos na Grã-Bretanha, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país por vários meses. Na ocasião, a doença foi transmitida aos seres humanos por meio de bois alimentados com ração animal contaminada.

Com informações do Mapa e Agência Brasil
Foto:Arquivo Canal do Boi 
 


Últimas Notícias