Caso de ‘Vaca Louca’ é confirmado no Pará

Exportações para China estão suspensas a partir desta quinta-feira 

23/02/2023 às 08:42 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi confirmado nesta quarta-feira (22), no estado do Pará, o caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecido como mal da “vaca louca”, em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá. 

Foi feito o comunicado à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) e as amostras foram enviadas para o laboratório de referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.

Por meio de nota, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras. Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China estão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). 

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro.

O diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

Saiba mais

Caso atípico de ‘vaca louca’ é investigado no Pará

Análise de Jorge Zaidan sobre 'vaca louca' e o impacto no mercado

Mato Grosso acompanha investigação de caso atípico de ‘vaca louca’ no Pará

Entrevista: Suspeita de vaca louca no Pará e as consequências para o mercado

Caso atípico 

O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. De acordo com o comunicado do Mapa, o  serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.

Com informações do Mapa 
Foto: Gabriel Faria/Embrapa


Últimas Notícias