Caso atípico de ‘vaca louca’ é investigado no Pará

Doença teria sido identificada em um animal com idade avançada

20/02/2023 às 16:28 atualizado por Adriano Falleiros e Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo brasileiro está investigando o caso atípico de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecido como o "mal da vaca louca" em um animal de pasto, com idade avançada, no estado do Pará.

Por meio de um comunicado o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou que "todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos e o animal foi submetido a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis".

Caso seja confirmado, as exportações de carne bovina para a China devem ser suspensas, segundo o protocolo sanitário assinado entre os países em junho de 2015. 

Últimos registros

A última ocorrência da doença foi registrada em setembro de 2021, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o Brasil e a China, as exportações de carne bovina foram suspensas, de setembro a dezembro daquele ano.

Neste período de mais de 100 dias, o país deixou de exportar, pelo menos, 200 mil toneladas de carne bovina ao país asiático, principal cliente do Brasil. Isso representou, em receita cambial,  aproximadamente US$ 1 bilhão de dólares em prejuízos.

Vaca Louca 

A EEB  (Encefalopatia Espongiforme Bovina), mais conhecida como Doença ou Mal da Vaca Louca, afeta o sistema nervoso de bovinos, causada pelo acúmulo de uma proteína anormal chamada “príon” no tecido nervoso.  É uma doença de caráter de saúde pública e econômica, pois pode ser transmissível para o ser humano e um caso levará a suspensão das exportações, o que causaria um prejuízo à carne bovina brasileira de bilhões de dólares.
 

Com informações do Mapa 

Foto: Wenderson Araújo/CNA


Últimas Notícias