Iagro volta ao CLC para vistoriar caso de mormo em égua

Local foi interditado em junho após a confirmação da doença no animal

14/07/2023 às 09:54 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirmou no dia 2 junho um foco de mormo dentro da estrutura do CLC (Complexo Parque do Peão), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A entidade voltou ao local na quarta-feira (13) para realizar uma nova vistoria nos animais. 

As alterações na legislação sobre a doença no âmbito do PNSE (Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos) foram publicadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) no dia 3 de julho. Isto permitiu que a agência fizesse uma nova vistoria no local, agora sem o risco de eutanásia de animais infectados, como previa a regra anterior.

Uma liminar concedida no dia 16 de junho pela 6ª Vara da Fazenda Pública, de Campo Grande (MS) impediu o sacrifício da égua Capitu - diagnosticada com mormo no final de maio por técnicos da agência..

Mesmo com a decisão judiciial, o CLC continuou isolado devido ao mormo ser uma zoonose infecto contagiosa, que pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A medida causou prejuízos a criadores de cavalos, que adiaram e cancelaram eventos previstos no local para julho, agosto e setembro. 

Saiba Mais: 

Mapa muda regras para prevenção, controle e erradicação de mormo

Liminar impede sacrifício de égua diagnosticada com mormo

Dono de égua com mormo vai à Justiça contra eutanásia

Caso confirmado de mormo interdita clube e cancela cavalgada

Veja mais detalhes na reportagem de Kaile Rodrigues. 

 

*Com supervisão de Valdecir Cremon, jornalista. 

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins


Últimas Notícias