
A Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirmou foco de mormo no Parque do Peão – CLC, de Campo Grande (MS). A doença infectocontagiosa que acomete cavalos, burros e mulas, pode ser transmitida a outros animais, e a seres humanos, pelo contato com animais infectados.
Amostras físicas do animal foram enviadas a um laboratório credenciado da Iagro, onde foi constatado no dia 18 de maio que o animal estava infectado. As amostras também foram analisadas por um laboratório de Pernambuco para contraprova, que retornou com resultado positivo para a doença na última sexta-feira, dia 2 de junho.
Saiba mais
Saiba por que o mormo é considerada uma doença tão grave
Brasil registra 209 casos de mormo em 2021
Laboratório de MS recebe autorização do Mapa para realizar exames de AIE e Mormo
Inicialmente, a localidade onde deveriam estar os animais testados era uma propriedade no município de Corumbá (MS). No entanto, esses animais estavam alojados de forma irregular dentro de uma propriedade nas áreas de Condomínios do Parque do Peão, que também sedia o CLC (Clube do Laço Comprido).
As suspeitas foram confirmadas e iniciada a descontaminação do local.
Cavalgada cancelada
O CLC cancelou nesta quarta-feira (7) uma cavalgada que deveria ocorrer no centro de Campo Grande (MS), com cerca de 50 cavalos, para anunciar oficialmente uma competição de laço prevista para o segundo semestre. O evento foi adiado para o dia 4 de agosto.
Com informações da Iagro
Foto: Adapec/Tocantins