Laboratório de MS recebe autorização do Mapa para realizar exames de AIE e Mormo

Medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (25)

25/08/2021 às 16:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (25), o credenciamento do Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos (LADDAN), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), de Mato Grosso do Sul, para a realização de exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE), pelas técnicas de IDGA e ELISA, e exame de MORMO, pela técnica de ELISA.

A medida foi autorizada no último dia 20, pela Portaria nº 376, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para obtenção do credenciamento, o LADDAN foi previamente acreditado pelo Inmetro, sendo este um pré-requisito.

A acreditação é que o reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente, segundo critérios estabelecidos por normas internacionais, demonstrando competência técnica e qualificação de suas estruturas e profissionais, a fim de assegurar a qualidade dos diagnósticos e a busca contínua da melhoria da qualidade.

O credenciamento de laboratórios junto ao MAPA é feito para atender, de forma complementar, aos programas e controles oficias, suprindo demandas por ensaios laboratoriais excedentes, não atendidas pelos laboratórios do próprio ministério. Desta forma, o LADDAN passa a atender essa demanda para os diagnósticos de AIE e MORMO.

O credenciamento do laboratório é uma resposta a auditoria do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais – QUALI SV.

 

 

Informações por Semagro MS
Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias