Gripe aviária: Brasil declara emergência sanitária por 180 dias

Mapa já havia confirmado mais dois casos da doença em aves silvestres no final de semana

22/05/2023 às 17:31 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias, em função da detecção de infecção do vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres no Brasil. A medida foi tomada nesta segunda (22) e serve para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais (nas esferas federal, estadual e municipal) e não governamentais.

"Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessários para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença", explica o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

No último sábado (20), o Mapa já havia confirmado mais dois casos de gripe aviária do subtipo H5N1 em aves silvestres, subindo para cinco o número de confirmações de casos de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade). Não há registros da doença em humanos até o momento.

O primeiro caso foi identificado em área não litorânea no município de Nova Venécia, no Espírito Santo, em uma ave silvestre da espécie Thalasseus Maximus, conhecida como trinta-réis-real. O segundo caso da doença foi detectado em São João da Barra, em área litorânea, no Rio de Janeiro, e trata-se de ave da espécie Thalasseus acuflavidus, ou Trinta-réis-de-bando.

As confirmações foram obtidas no LFDA-SP (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo), unidade de referência da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal).

Saiba Mais

26 aves são sacrificadas no Espírito Santo após caso de gripe aviária

Setor avícola segue firme nos negócios, mas em alerta com casos da gripe aviária

Brasil: Caso suspeito de gripe aviária em humano é investigado no ES

Caso de gripe aviária no Brasil não afeta exportações

Brasil registra caso de gripe aviária em aves silvestres

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo

Influenza aviária

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.

Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

Deste modo, a orientação é que ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet. Não se deve tocar e nem recolher aves doentes. Pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com o vírus H5N1 devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

Veja o que diz a ABPA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à Portaria MAPA n° 587, que se refere à identificação de Influenza Aviária em aves silvestres, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recorda que esta é uma medida já prevista e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação.

É uma medida de antecipação, que busca dar celeridade às respostas de ação por meio da integração do Ministério com órgãos estaduais, liberação de recursos, entre outros. 

Tal decisão reforça a transparência e o papel estratégico de liderança do Ministério da Agricultura neste processo que, até aqui, se restringe a monitoramento de ocorrências em aves silvestres no território nacional.  Não há mudanças no status brasileiro de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exatamente por não haver qualquer registro da enfermidade na produção comercial.

Confira a entrevista com o diretor-presidente da Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, para o Programa Mais Pecuária, do Canal do Boi:

 

Com Informações do Mapa e ABPA

Foto:Divulgação/Internet


Últimas Notícias