Brasil: Caso suspeito de gripe aviária em humano é investigado no ES

Não houve confirmação da doença e o caso segue sendo investigado em Vitória

18/05/2023 às 10:39 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Espírito Santo investiga a suspeita do primeiro caso de gripe aviária em humanos, após o registro de três ocorrências da doença no estado, confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, na segunda-feira (15). Até o momento não houve confirmação da suspeita e o caso segue sendo investigado em Vitória (ES).

O paciente de 61 anos é funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença e apresenta sintomas gripais leves. Ele permanece em isolamento, monitorado por equipes de saúde do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, as amostras coletadas do paciente e de outras 32 pessoas que trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise pelo Lacen, as amostras serão encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência para o estado.

Até o momento, não foram registrados casos confirmados de gripe aviária H5N1 em humanos no Brasil, de acordo com a pasta.

A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, pelo que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.

Com informações do Ministério da Saúde
Foto:Divulgação/Agência Brasil
 


Últimas Notícias