OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo

Governo chinês confirmou que mulher de 56 anos foi infectada pelo vírus H3N8

13/04/2023 às 21:09 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A primeira morte por gripe aviária no mundo foi confirmada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A mulher, de 56 anos, começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro, ela residia na província de Guangdong, na China. No dia 3 de março apresentou uma piora e  precisou ser hospitalizada no dia 16 do mesmo mês foi confirmada a morte da paciente. 

No último dia 27, o governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa.

Apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo, de acordo com a OMS, todos eles na China. “Uma investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos próximos foram realizados. Não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas ao indivíduo infectado”, destacou a entidade, por meio de nota.

A avaliação da OMS  é de que o vírus não parece ter capacidade de se espalhar facilmente entre humanos, portanto o risco de contaminação é baixo, mas devido a evolução do vírus é importante a vigilância global. 

No Brasil a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves foi suspensa em todo o território nacional no último dia 30, devido a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país.

Com informações de Agência Brasil 

Foto: Divulgação Agência Brasil 

* Com supervisão de Elaine Silva, jornalista. 


Últimas Notícias