China suspende embargo à carne bovina brasileira, diz Fávaro

Exportações estavam suspensas pelo Brasil após caso de atípico de vaca louca

23/03/2023 às 09:37 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:
Fávoro e Yu Jianhua. Foto: Divulgação/Mapa

O governo chines decidiu levantar o embargo à carne bovina brasileira, após reunião com a delegação brasileira, nesta quinta-feira (23), em Pequim. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, para tratar do assunto. 

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a liberação das exportações é para as carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro. 

Entenda o caso

As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

Saiba Mais 

Caso de ‘Vaca Louca’ é confirmado no Pará

Exportações de carne bovina a China estão suspensas

Tang prevê fim breve da suspensão de exportações da carne bovina para China

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Mapa está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

Com informações Mapa

Foto capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 


 


Últimas Notícias