STF conclui hoje tese final da derrubada do marco temporal

Pontos que serão analisados a partir das 14h

27/09/2023 às 09:17 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve definir nesta quarta-feira (27) a partir das 14h (horário de Brasília) a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. 

Na semana passada, por votos 9 votos a 2, o Supremo julgou inconstitucional o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada.

Entre os pontos que serão analisados na sessão desta quarta-feira, está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé” e se o pagamento seria condicionado à saída de proprietários das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

Com informações e foto da Agência Brasil


Últimas Notícias