Marco temporal: STF definirá tese final do julgamento

Indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos 

25/09/2023 às 21:49 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas pode ser definida nesta quarta-feira (27) pelo STF (Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os pontos que serão discutidos está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de boa-fé e se o pagamento seria condicionado à saída dos agricultores das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro da Corte Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

A possibilidade de exploração econômica dos territórios é criticada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Para a entidade, a medida ameaça a sobrevivência dos povos.
 


Últimas Notícias