CPI do MST vai convidar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

Deputados aprovaram 11 requerimentos e vão visitar fazendas invadidas

25/05/2023 às 08:15 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante reunião da CPI do MST, deputados aprovaram nesta quarta-feira (24), convites para comparecimento de autoridades em audiências públicas da comissão. Ao todo, foram 15 propostas apreciadas pela comissão. Destas, seis requerimentos foram aprovados integralmente e quatro rejeitados. Os demais requerimentos, que antes eram apresentados como convocações e viraram convites para comparecimento à CPI, também foram aprovados com os ajustes.

Entre os documentos aprovados, destaque para os convites endereçados aos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. As datas para as tomadas de depoimentos não foram definidas. 

Destaque ainda para a aprovação do requerimento que prevê a realização de diligências às propriedades invadidas desde o início do ano. A primeira visita está prevista para a próxima segunda-feira (29), em Presidente Prudente (SP). 

Outro requerimento acatado foi o pedido de informações sobre a organização da Feira Nacional de Reforma Agrária do MST - evento que recebeu cerca de R$ 1,3 milhão de patrocínio por parte do Incra. Custeado com dinheiro público, o evento abriu espaço para a montagem de uma cela, simulando a prisão de bolsonaristas. .

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Nos dois mantados de FHC, os sem-terra invadiram 2.442 fazendas. A CPI do MST volta a se reunir na próxima terça-feira (30), às 14h.  

O relator da comissão, deputado Ricardo Salles (PL-SP), informou que acontecerá já na próxima segunda-feira (29), uma diligência na cidade de Presidente Prudente (SP), para averiguação dos casos de invasão de nove propriedades na região do Pontal de Paranapanema, sob a investigação da Deinter 8, de São Paulo. “Os dados serão encaminhados [aos membros da CPI] na forma de ofícios da secretaria”, afirmou Salles.

Saiba Mais

CPI do MST deve votar 15 requerimentos nesta quarta-feira

CPI do MST faz leitura do plano de trabalho na Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados instala CPI do MST

Foto:Reprodução/Câmara dos Deputados
 


Últimas Notícias