Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil

Bolsonaro conversou com o Putin na última segunda e reforçou o fornecimento

02/07/2022 às 11:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Rússia vai garantir o  fornecimento ininterrupto de fertilizantes para o setor agrícola brasileiro. O reforço do compromisso foi feito na última segunda-feira (27) por meio de uma conversa telefônica entre os presidentes da Rússia e Brasil , Vladimir Putin, e Jair Bolsonaro (PL). A conversa foi confirmada, após algumas horas, por Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto. 

"Os problemas de segurança alimentar global foram longamente discutidos. O presidente russo fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação no mercado mundial de produtos agrícolas e fertilizantes. Enfatizou a importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de produtos alimentícios e fertilizantes que foi destruída pelas sanções ocidentais. Neste contexto, Vladimir Putin salientou que a Rússia está empenhada em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros", informou o governo russo, em um comunicado oficial.

Saiba mais 

Os fertilizantes, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio, são largamente usados pelo setor agrícola no país, sendo considerados essenciais para o fornecimento de um ou mais nutrientes para as plantações. O Brasil consome 8% de toda a produção mundial de fertilizantes, avaliada em 55 milhões de toneladas, mas importa 85% do insumo usado pelo agronegócio, principalmente da Rússia, que sofre um forte embargo econômico promovido pelos Estados Unidos, países da Europa ocidental e Japão, por causa da invasão militar na Ucrânia. 

Com informações da Agência Brasil 

Foto capa Pixabay


Últimas Notícias