Uma comissão do Senado debate nesta terça-feira (24) os impactos econômicos da dependência do Brasil da importação de fertilizantes e possíveis soluções. A questão será discutida em audiência pública interativa, às 11h (BR), por meio do portal e-Cidadania.
Segundo dados da dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos, o Brasil, atualmente, só consome menos fertilizantes que a China, a Índia e os Estados Unidos, e, ao mesmo tempo, é o maior importador desse tipo de insumo: compra do exterior 85% do total de fertilizante usado no campo.
O país que mais vende fertilizantes para o Brasil é a Rússia, nação que está em guerra com a Ucrânia desde fevereiro deste ano. E, justamente por causa da crise no leste europeu, o envio de fertilizantes russos ao Brasil está comprometido.
Ainda de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos, as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5 milhões, 730 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano, volume 11% inferior ao mesmo período de 2021, quando ultrapassaram 6 milhões e 400 mil toneladas.
A participação com perguntas é aberta ao público.
Foto de capa: Divulgação/Acron.ru