
O mês de junho começou com chuva em grande parte do país. De acordo com as informações do Climatempo, nesta quarta-feira (1º) chuvas fortes também atingem o Oeste do Paraná, avançando sobre Santa Catarina, com mais de 60mm, nas próximas 24 horas.
As chuvas no Paraná e Santa Catarina paralisam, por exemplo, o plantio do trigo. Para o final de semana, está prevista a formação de um ciclone extratropical, ocasionando chuva forte sobre o Rio Grande do Sul.
Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) nas últimas 24 horas foram registrados 100mm de chuva em Marabá (PA) e 75mm na cidade de Santarém (PA).
Já em São Paulo, o município de São Sebastião registrou 70mm, mesmo volume que a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Em Ipojuca (PE) o acumulado nas últimas 24 horas foi de 65mm.
No Centro-Oeste, as chuvas atingem Mato Grosso do Sul, São Paulo e a região Sul de Minas Gerais. A previsão para os próximos sete dias é de tempo seco para o Norte de São Paulo, boa parte de Minas Gerais, Goiás, Leste de Mato Grosso.
Temperaturas Mínimas
As temperaturas começam a baixar hoje, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ocasionando a formação de geadas, que prosseguem até o final da semana.
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as mínimas de hoje foram de 0,1ºC (Santana do Livramento-RS) a 2ºC (Bom Jardim da Serra-SC).
Também no RS, Quaraí registrou 0,8ºC, seguido por Jaguarão (0,4ºC), Camaquã (1,2ºC) e Canela (1,1ºC).
Saiba Mais
SC amanhece com frio de 2 a 6,6 graus negativos. VÍDEO
Tempo segue instável na maior parte do Brasil. Veja no AgroClima
Junho começa com chuva em todas as regiões do país. Veja no AgroClima
Desastre em Pernambuco
De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o total de mortos subiu para 106 e ainda 10 pessoas desaparecidas.
Segundo a Codecipe (Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), há, até o momento, 6.198 pessoas desabrigadas, número que foi alcançado após as chuvas moderadas registradas nas primeiras horas desta madrugada. Os locais que apresentaram maiores volumes foram Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) prevê a “continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na região metropolitana do Recife como na Mata Norte”.
Primeiros dias de junho
Conforme o Epagri/Ciram, os primeiros dias de junho (1º a 6) serão marcados por dias úmidos e frios, com chuva frequente e totais elevados em Santa Catarina. Com destaque para os dias 1º e 2 um sistema de baixa pressão intensifica a instabilidade no Estado e a chuva mais intensa com totais elevados deve ocorrer nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Entre os dias 3 e 4 a condição de chuva diminui em SC, ocorrendo de forma isolada. No entanto, nos dias 5 e 6, retorna a previsão de chuva com totais elevados, devido a formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil.
Com informações do Climatempo
Foto capa: Elaine Silva