Um dos grandes desafios enfrentados anualmente pela pecuária, principalmente de corte, é o período da seca, que causa danos signicativos ao gado, entre eles, podemos citar o efeito boi sanfona, que acontece quando o animal não recebe nutrição suficiente para manter a engorda.
Em contrapartida, esse não é um problema díficil de ser resolvido, basta existir um bom planejamento, conforme explica o Médico Veterinário Dr. Lourival Lucena. “Precisa-se criar estratégias e planejar de acordo com a realidade de cada caso, aquilo que é melhor para cobrir a baixa oferta, então nós temos estratégias desde de tirar animais do modelo produtivo para aliviar pressão de pastejo, como também oferecer algum volumoso.” Afirma.
O momento ideal para se realizar o planejamento que evite o boi sanfona é ainda no final do período das águas, garantido que não faltará nutrição para o rebanho, outra opção é o confinamento, mas é necessário balancear as finanças para saber se vale ou não apena o investimento. “Tem custo, então preciso jogar na balança o que o produtor deseja, para que ele possa adotar, é interessante, você consegue antecipar a saida para o abate, mas precisa ter o orçamento acertado, para não ter prejuízo economico.” Finaliza Dr. Louviral Lucena.