Espumante Brasileiro em cena

Maior concurso de espumantes começa nesta quarta em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

16/10/2019 às 13:00 atualizado por Anelise Nicolodi - SBA | Siga-nos no Google News
:
Fotos: Jeferson Soldi

A maior janela do espumante brasileiro entra em ação nesta quarta-feira. É o XI Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Espumantes da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão avaliados por um júri formado por 52 especialistas, entre eles enólogos, sommeliers, médicos, jornalistas e wine influencers. As degustações ocorrem no Hotel Dall’Onder SKI, em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante.

Em uma adesão histórica, o concurso atingiu o maior número de amostras e vinícolas, registrando um aumento de 20% nos rótulos em relação a edição de 2017, saltando de 308 para 368. O crescimento é visto também nas vinícolas que foram de 80 para 88, o que demonstra a aposta no produto que ganha o reconhecimento mundial.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

O júri terá a missão de degustar às cegas espumantes dos sete estados brasileiros. Os 52 jurados serão divididos em seis grupos diários. Cada grupo será presidido por um enólogo. O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 18 de outubro, no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp 2019. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação. 

 

Fotos: Jeferson Soldi

 


Últimas Notícias