Espaço artístico busca valorizar a produção cultural dentro da Expofeira de Pelotas

Expofeira de Pelotas é considerada a segunda no RS que mais recebe animais

14/10/2019 às 17:18 atualizado por Anelise Nicolodi - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Anelise Nicolodi

Músicas poemas, contos e esculturas que retratam o campo. Pelo quarto ano consecutivo a Expofeira de Pelotas, que terminou no último domingo (13), realizou o Arte na Rural. Um espaço onde as diversas manifestações de arte se completam ao retratar a vida no meio rural. Para a idealizadora do projeto, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, a ideia é trazer um novo olhar para o agronegócio, aproximando a cultura da terra a cultura do espírito.

Em sua quarta edição, destacamos o lançamento do livro Contos de Pégaso, do médico e poeta Pelotense, Rogério Xavier. Em linguagem ágil e meio épica, lança perguntas e semeia reflexões. Entrelaçando imagens e memórias, lugares e personagens, livros e óperas, Rogério conduz o leitor por lembranças, certezas e perplexidade.

“A ensolarada varanda dava vista para o norte onde o descampado interrompia-se por lago de taipas elevadas a conter as carpas e também provável dilúvio se demais viesse a chover. Na linha do horizonte via-se a porteira e o aramado fronteiriço cruzando leste-oeste em paralelo aos trilhos de trem. No lado oeste à sombra de uma grande figueira, sentavam-se para matear os peões recém-chegados da campanha, além dos outros de casa escondidos pelos galpões e saídos atrás de animais fugidos dos currais.”

A 93ª edição da Expofeira bateu o recorde de movimentação financeira do ano passado ao alcançar R$ 40 milhões no faturamento total e mobilizou cerca de 70 mil visitantes, nos sete dias de evento. Favorecida pelo clima, com uma semana ensolarada desde a segunda-feira dia 7 e tempo chuvoso só no último momento, a feira conquistou o público e atraiu a presença de muitos visitantes. A diversidade de atrações da programação garantiu o sucesso das mais de 200 atividades propostas, nos mais diferentes segmentos associados ao agronegócio. Para a presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Peró Osório, a Expofeira desse ano teve saldo muito positivo. "A avaliação é maravilhosa. Foi muito além das expectativas. O tempo nos ajudou bastante e tivemos uma visibilidade e participação como nunca tivemos antes”.

A Expofeira de Pelotas é considerada a segunda no Rio Grande do Sul que mais recebe animais, atrás apenas da Expointer.


Últimas Notícias