Custo variável e operacional da soja sobe em Mato Grosso

Ambos os custos registraram aumento

21/03/2019 às 20:51 atualizado por Davi Nunes - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Instituto Matogrossense de Economia e Agropecuária – IMEA atualizou os dados em relação ao custo de produção da soja no respectivo estado para a safra 2019/20, referente ao mês de fevereiro. Com os valores atualizados , o custo variável e o custo operacional apresentaram leve aumento quando comparado ao mês anterior. Enquanto o variável fechou em R$ 3.107,61 hectares, o operacional está vedado em R$ 3.451,49 hectares, tendo um reajuste de 0,24% e 10,17%, respectivamente.

De um modo geral, o reajuste nos custos vieram, principalmente, do aumento do custo da semente de soja transgênica e dos impostos, uma vez que as novas alíquotas do Fethab ( Fundo de Transporte e Habitação Popular), que foram reajustados no atual governo estadual, começaram a valer. A Alíquota cobrada sobre a soja, milho e gado, por exemplo, aumentou.

Os analistas concluem no boletim da semana, que alguns componentes importantes, como macronutrientes e herbicidas, tiveram redução, o que não foi suficiente para evitar o aumento nos custos. Enquanto alguns produtores ainda focam no término de sua colheita no norte do estado, outros já finalizaram, e a atenção vai se voltando para a safra atual, informa o instituto.


Últimas Notícias