Envios brasileiros de carne de frango a territórios próximos do Mar Vermelho apresentam queda em 2024

As exportações brasileiras ao Iêmen e Egito diminuíram nos primeiros meses deste ano, o que pode estar ligado à tensão no Mar Vermelho

22/03/2024 às 09:01 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

As exportações brasileiras de carne de frango cresceram no 1° bimestre de 2024 para países do Oriente Médio. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) porém, os envios da proteína nacional a territórios próximos do Mar Vermelho demonstram queda neste momento. Os envios para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, caíram 1,3% em comparação ao volume de janeiro a fevereiro de 2024 com do último bimestre do ano passado.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apesar da queda, houve um avanço de 18% em relação ao primeiro bimestre de 2023. Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, juntos, receberam 145,9 mil toneladas de carne de frango neste ano, com 18,2% do volume embarcado pelo Brasil a todos os destinos no primeiro bimestre.

Em contra partida, as exportações brasileiras ao Iêmen e Egito diminuíram nos primeiros meses de 2024, o que pode estar atrelado à tensão dos ataques rebeldes no Mar Vermelho. Em janeiro e fevereiro desde ano, dados da Secex mostram que os envios de carne de frango brasileira ao Egito e ao Iêmen somaram 13,1 mil toneladas e 4,5 mil toneladas.

No Egito, o volume está 28,7% inferior ao escoado no último bimestre de 2023 e 57,7% abaixo da quantidade registrada de janeiro a fevereiro do ano passado.

No Iêmen, os embarques brasileiros de frango deste ano estão 27,6% menores às do último bimestre de 2023 e significativos 21,4% abaixo das de janeiro e fevereiro do ano passado.

O país que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia, foi o 12° maior destino da proteína brasileira ao longo do ano de 2023. Agentes do setor avícola nacional demonstram preocupação, visto que o Brasil é o maior fornecedor global de carne de frango Halal para países do Oriente Médio.

 

Informações: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada 


Últimas Notícias