CPI do MST: requerimentos serão apresentados nesta terça pelo colegiado

Os membros da Comissão devem apresentar o plano de trabalho das investigações

23/05/2023 às 09:47 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as invasões do grupo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em todo o país, bem como seus financiadores, terá sua primeira reunião extraordinária nesta terça-feira (23), às 14horas, no anexo II (Plenário 10), em Brasília. O colegiado deve apresentar o plano de trabalho das averiguações.

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados realizou a reunião para instalação da Comissão e eleição do presidente e dos vice-presidentes. A CPI do MST será presidida pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) e a relatoria ficará por conta do deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com Salles, a principal função da Comissão é “estabelecer a ideia de que existe uma lei no Brasil que protege a propriedade privada”, e afirmou que “Todas as ações que são criminosas, de desrespeito à propriedade privada, devem ser indicadas e investigadas por essa CPI, seja do MST ou de qualquer outro grupo, independentemente do estado em que estejam atuando.”

Saiba Mais

Câmara dos Deputados instala CPI do MST

Rodolfo Nogueira convoca Stédile e Zé Rainha para oitiva na CPI do MST

DEBATE: Invasões de terra pelo MST são criminosas

O presidente da Comissão, Tenente-Coronel Zucco, ressaltou que “não podemos mais ter produtores com medo em suas propriedades”.

A CPI do MST terá o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos e entrega do relatório final, podendo ser prorrogada por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros.

Com informações e foto da Agência Câmara de Notícias


Últimas Notícias