SC prepara início de exportação de carne para o México

Estado é um dos que possuem habilitação por ser livre de vacinação contra aftosa

13/03/2023 às 08:53 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Devem ser iniciados nesta semana os primeiros embarques de carne bovina do Brasil para o México a partir de 38 frigoríficos habilitados por autoridades daquele país após 12 anos de negociações com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Pecuária). O primeiro estado a negociar com mexicanos será Santa Catarina por ser reconhecido como livre de aftosa sem vacinação. 

O reconhecimento é da Organização Mundial de Saúde Animal, que avalia as mesmas condições de outros estados brasileiros. 

Outros 14 estados poderão exportar para o México apenas carne maturada e desossada - exigência semelhante à imposta recentemente à Argentina e há 17 anos à carne do Uruguai.

México habilita 34 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina

Exportação de carne suína para o México é ampliada

Para Mato Grosso do Sul, a retirada da vacina antiaftosa deve começar a render benefícios no segundo semestre deste ano. A habilitação para comércio de carne bovina com o México, por exemplo, ainda depende da certificação pela organização.

Segundo o Mapa, a abertura do mercado mexicano é uma oportunidade importante para as relações comerciais brasileiras com aquele país. A expansão de mercados propicia a retomada do crescimento da pecuária, após a descoberta de um caso atípico de mal da vaca louca numa fazenda em Marabá (PA), em fevereiro deste ano - fato que impactou negativamente os preços e a suspensão do envio de carne a importadores chineses.

Em 2011, o Brasil havia pedido ao México autorização para exportar aves, bovinos e suínos ao país. A habilitação para a venda de carne suína saiu no mês passado.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi
 


Últimas Notícias