Obras da UFN 3 serão retomadas, diz secretário

Fábrica de fertilizantes teve a construção iniciada em 2011

19/01/2023 às 17:49 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As obras da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), localizada em Três Lagoas, na Costa Leste de Mato Grosso do Sul, serão retomadas. A informação foi divulgada pelo secretário da Semadesc (Secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Jaime Verruck, após o  ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmar que haverá a retomada das construções de três fábricas de fertilizantes no Brasil. 

“Em entrevista ele defendeu que a produção de fertilizantes seja tratada como assunto de segurança nacional e disse que o presidente Lula determinou que a Petrobras retome a produção do insumo”, disse Verruck na publicação. 

“Recentemente, eu participei durante a transição do Governo Lula de uma apresentação sobre o projeto da fábrica que está paralisado desde 2015 no Estado. A retomada da obra da UFN3 é uma pauta prioritária do Governo Eduardo Riedel e nos anima saber que será levada adiante pelo atual Governo federal. Isso dá segurança ao agronegócio e garantia de empregos em Três Lagoas”, concluiu. 

Entenda o caso 

A UFN 3 teve as obras paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o Consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais de R$ 3 bilhões. 

A estatal colocou a UFN 3 à venda em setembro de 2017, alegando que não seguirá no segmento de fertilizantes. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

O grupo russo Acron fechou a negociação de compra da planta, em fevereiro de 2022. Mas, em um comunicado divulgado em abril, a Petrobras anunciou que não iria vender o patrimônio, alegando que "o plano de negócios proposto pelo potencial comprador, em substituição ao projeto original, impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação".

Com informações da assessoria
Foto capa: Governo de Mato Grosso do Sul 
 


Últimas Notícias