Novo regulamento para produção de hambúrguer é publicado

Estabelecimentos terão um ano para se adequar às normas

27/12/2022 às 08:57 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay


O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou nesta segunda-feira (26) o novo regulamento para produção de hambúrguer em frigoríficos que estão sob a fiscalização do SIF (Serviço de Inspeção Federal). Os estabelecimentos terão prazo de um ano para se adequarem às normas.

A portaria não vale para produção de hambúrgueres em açougues, supermercados e estabelecimentos registrados em outras esferas de fiscalização, como os serviços de inspeção estaduais e municipais que ainda não integram o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O novo regulamento estabelece que, além do formato de disco ou oval, o hambúrguer poderá ser moldado em outros formatos, mediante especificação no registro e na rotulagem do produto; o percentual máximo de gordura sobe de 23% para 25%; e os frigoríficos deverão especificar em suas embalagens o percentual de cada tipo de carne usado na fabricação, seja quando a matéria-prima for feita em 100% em uma carne específica ou quando for utilizado mais de um tipo de carne na elaboração, devendo ser constado no rótulo principal.

Com informações do Mapa

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista
 


Últimas Notícias