Foto: Mapa
A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve alcançar 13,35 milhões de toneladas, para a safra 2022/23, uma alta de 49,4% na comparação com a safra anterior. O volume indica que esta será a maior produção da oleaginosa no estado, segundo levantamento da safra de grãos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A oleaginosa representa mais de 98% dos cultivos de grãos realizados no estado sul-mato-grossense.
A estimativa da área cultivada de soja apresenta uma alta de 5,8% em relação à safra passada, atingindo 3,76 milhões de hectares. Além disso, até o momento, as condições climáticas estão permitindo estimar uma produtividade média de 3.549 kg por hectare, o que representa uma recuperação de 41,2% em relação ao último ciclo que foi fortemente prejudicado pelo clima em dezembro e janeiro passados.
Com o encerramento do vazio sanitário em 15 de setembro, houve o início da semeadura das lavouras com solo úmido e chuvas frequentes até o final de outubro, condições que favoreceram a germinação das plantas.
Com 98% da semeadura concluída até o final de novembro, os cultivos apresentam bom desenvolvimento. Aproximadamente 20% das lavouras já iniciaram as fases reprodutivas, quando as plantas tornam-se mais sujeitas aos estresses ambientais e exigem maior disponibilidade hídrica para o bom desenvolvimento da cultura.
Com informações da Conab
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista