Risco de extinção: Proibição da captura do pintado é prorrogada

Portaria foi publicada na tarde de segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente

10/09/2022 às 10:37 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi prorrogada  pelo MMA (Ministério de Meio Ambiente) a proibição da captura do Pseudoplatystoma corruscans, mais conhecido como Pintado, até o dia 5 de dezembro deste ano. A portaria MMA 229, publicada na última semana segunda-feira (5). 

Em junho, o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria n° 148, que inclui o pintado, na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, na categoria vulnerável.

O Pseudoplatystoma corruscans refere-se apenas ao peixe da espécie de Pintado que ocorre nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai. No entanto, as proibições se aplicam para todo o território nacional.

A espécie está na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e fica protegida de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.

Mato Grosso do Sul 

De acordo com a portaria anterior, a partir de hoje a pesca da espécie estaria proibida. Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental) o estado de Mato Grosso do Sul reivindicou a prorrogação, pois segundo estudos, o pintado não se encontra em vulnerabilidade no estado. 

Veja mais detalhes na reportagem de Rosa Cabral exibida em julho deste ano: 


Com informações do MMA e PMA
Foto capa Bruno Rezende/Portal MS 


Últimas Notícias