Declaração Anual de Rebanho inicia em junho

Informações mais detalhadas tornarão a declaração mais completa

23/05/2022 às 20:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR/RS) alterar o período para atualização cadastral dos produtores e a declaração anual dos animais em 2022,  os produtores rurais do estado deverão realizar a Declaração Anual de Rebanho entre 1º de junho e 31 de outubro.

Este ano, a atualização cadastral, que é obrigatória, será mais completa, com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.

Formulários específicos deverão ser preenchidos para cada tipo de espécie animal criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros, com perguntas como a finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade e tipo de manejo.

No formulário de caracterização da propriedade há campos novos, como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias.

“São detalhamentos técnicos que vão nos possibilitar fazer um cenário mais aperfeiçoado do tipo de produção, em cada espécie animal, que o Rio Grande do Sul tem. Não são informações que o produtor já não saiba. Mas, vamos tornar nosso sistema ainda mais robusto”, explica o chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DCIS/SEAPDR), Francisco Nunes Lopes.

Ainda de acordo com o chefe da DCIS, a maior quantidade de dados captados pela nova Declaração Anual de Rebanho permitirá traçar um perfil mais completo sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul. “Quanto mais robusto for nosso sistema, mais conseguimos comprovar o controle sanitário do Estado, e isso vai abrir mercados e portas. A China é nosso principal comprador, mas queremos ter uma gama maior de compradores que pagam mais. A nova declaração e a inteligência de dados é um passo muito importante para conseguirmos evoluir cada vez mais no mercado internacional”, ressalta.

Este ano, os formulários estarão disponíveis na página da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e poderão ser entregues de duas formas. Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com uma opção fácil de geração de senha do Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração.

Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da secretaria, preenche e os entrega nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária do seu município. A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

Os produtores que não realizarem a declaração poderão ter seu cadastro no SDA bloqueado, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) a partir de 1º de dezembro.

Com informações e foto de capa da SEAPDR/RS


Últimas Notícias