Governo do RS altera prazo para declaração de animais e atualização cadastral

Mudança acontece devido a atualização do sistema informatizado da Defesa Agropecuária do estado

20/12/2021 às 14:11 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR/RS), alterou o período para atualização cadastral dos produtores e a declaração anual dos animais no ano de 2022. 

O novo período será entre 1º de junho e 31 de outubro. Com a mudança, as planilhas de atualizações não estarão disponíveis em janeiro como de costume, informa o órgão.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, explica que, desde o ano passado, a SEAPDR trabalha com a Procergs, empresa responsável pelo sistema informatizado da Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, em uma nova plataforma de declaração de rebanho e cadastro de produtores. 

O objetivo é que a coleta de dados agropecuários ocorra de forma mais completa, assertiva e confiável, o que repercutirá positivamente para toda a cadeia pecuária do estado.

Rosane destaca que a plataforma em construção tem passado por inúmeros testes e validações. Com isso, não haverá tempo hábil para colocar o novo sistema em funcionamento em janeiro, prazo normal da declaração anual de rebanho. 

A nova ferramenta possibilitará, segundo a diretora do DDA, em um segundo momento, que o produtor consiga fazer as declarações e atualização cadastral de forma online, facilitando o cumprimento das suas obrigações junto ao Serviço Veterinário Oficial.

“Uma base de dados robusta, confiável e organizada irá qualificar ainda mais o serviço de vigilância e defesa agropecuária no Rio Grande do Sul. A quantidade e qualidade de informações disponíveis são fatores muito relevantes na tomada de decisão frente a emergências sanitárias, mas, principalmente, nas ações de prevenção”, acrescenta Rosane.

 

 

Informações por Seapdr/ RS

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias