Taxação da exportação de milho: deputado classifica como 'absurda' a proposta

Entrevista foi exibida no programa 'Agricultura BR', do Canal do Boi

30/01/2022 às 16:42 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Projeto de Lei 2814/21 propõe imposto de 15% sobre a exportação de milho até 31 de dezembro de 2022. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, o Poder Executivo está autorizado a alterar a alíquota em até 10 pontos percentuais ao longo desse período.

A proposta foi apresentada pela deputada Soraya Manato (PSL-ES), a alta no preço do milho nos últimos anos têm levado muitos produtores a preferir o mercado internacional, prejudicando o abastecimento interno.

O deputado federal Neri Geller (PP-MT), se manifestou de forma contrária ao projeto. Em uma publicação em rede social, ele afirma que estabelecer o imposto significa prejudicar todo um segmento, que apesar da pandemia da Covid-19, sustentou a economia do país.

"Um absurdo o PL estabelecer imposto de 15% sobre a exportação do milho. Isso é remar contra a maré e prejudicar um trabalho de anos e anos. Se levarmos em consideração que Mato Grosso responde por 1/3 da produção nacional do grão, vamos atingir em cheio o setor produtivo, que é o maior responsável pela estabilidade econômica e social", contestou Geller.

Entidades como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e a Sociedade Rural Brasileira se manifestaram através de notas divulgadas na quinta-feira (27), contra o PL.

“Não podemos concordar com este tipo de proposta. Precisamos de incentivos ao crescimento do agronegócio, para que todas as cadeias produtivas sigam gerando riquezas ao país e garantindo alimentos na mesa do brasileiro”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.

Na sexta (28), em entrevista ao programa Agricultura BR, do Canal do Boi, o deputado Nelore Geller expressou seu posicionamento em relação ao projeto.

Veja o que ele disse:  

Foto: Divulgação CNA. 


Últimas Notícias