China libera primeira carga de carne bovina brasileira após paralisação das exportações

Embarques da proteína brasileira ao país asiático foram interrompidas em 4 de setembro

26/10/2021 às 12:56 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da empresa de análise de mercado pecuário Agrifatto, a aduana do porto de Shangai, na China, liberou a primeira carga de carne bovina brasileira para entrar no país após a paralisação dos embarques no início de setembro, devido ao registro de dois casos atípicos de vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.

Segundo a Agrifatto, o lote de origem do Tocantins foi certificado em 26 de agosto e embarcado em 10 de setembro. A liberação da entrada desta carne bovina pode ser um sinal que outros lotes podem ser aprovados. 

Há 21 pedidos na fila com chances de serem negados e cada lote será analisado individualmente. Os produtos oriundos do Mato Grosso têm possibilidade de bloqueio.

Entenda o caso
As exportações de carne bovina à China, maior nação compradora da proteína do Brasil, foram interrompidas em 4 de setembro voluntariamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como cumprimento do acordo sanitário firmado entre os dois países após a confirmação de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como “mal da vaca louca”, em Minas Gerais e Mato Grosso.

Nesta terça-feira (26), completam 52 dias de paralisação dos envios à China. A demora na resposta levou o Mapa a elaborar um documento no dia 19 deste mês que dava orientações sobre a estocagem correta da carne bovina que seria destinada ao país asiático. 

Também na semana passada, a ministra da pasta, Tereza Cristina, se colocou à disposição para viajar à China para negociar pessoalmente com o governo a volta das exportações, mas a expectativa é que as paralisações sejam destravadas em breve.


Últimas Notícias