Governo define critérios para entrada de touros Zebuínos em centrais

Requisitos foram apresentados em Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

03/06/2020 às 12:41 atualizado por ABCZ - | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou a nova Instrução Normativa Nº 27, de 28 de maio de 2020, que estabelece as regras e os procedimentos para a avaliação zoogenética, requisito necessário para a inscrição de reprodutores zebuínos em Centrais de Inseminação. Os valores genéticos mínimos apresentados no documento foram balizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Na lista de exigências, continua o Registro Genealógico Definitivo para touros zebuínos de raças de corte e leite.  “A manutenção da exigência do Registro junto com as normas zoogenéticas com garantia mínima de performance refletem claramente a posição da ABCZ na busca de uma seleção eficiente e equilibrada”, comentou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Os critérios apresentados na Instrução Normativa do MAPA, publicada na última segunda-feira (01), no Diário Oficial, terão validade até 31 de março de 2021. “A proposta se aproxima bastante do livre mercado, haja visto as diferentes demandas dos sistemas produtivos brasileiros”, informa o Superintendente Técnico da ABCZ Luiz Antonio Josahkian ,destacando que os critérios definidos visam uma seleção que contemple a objetividade dos números e das avaliações combinadas com a funcionalidade e a consistência racial.

Para conferir a Instrução Normativa do Mapa, acesse aqui.


Foto de capa: Divulgação Central Bela Vista


Últimas Notícias