Preços do leite devem seguir firmes no primeiro trimestre

Preços tendem a cair de novembro a março

21/02/2020 às 09:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os preços do leite devem seguir firmes no primeiro trimestre do ano. A avaliação é de boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP (Cepea), edição de fevereiro.

A pesquisadora Natália Grigol explica que, em 2020, temos uma situação diferente daquela vista no verão em anos anteriores. Segundo ela, na estação do verão, quando há bons pastos e, assim, fartura de comida para o gado, e consequente aumento da produção de leite, faz com que os preços sejam reduzidos, como parte da lei da oferta e demanda de produtos.

Assim, os preços tendem a cair de novembro a março. Mas, este ano, o quadro é diferente, segundo o boletim do Cepea. Neste verão, a produção no campo tem se elevado lentamente. Ao mesmo tempo, a limitação da oferta, que já vinha direcionando os movimentos do mercado do leite desde o ano passado, deve continuar e pesar sobre as negociações entre produtores e indústria neste primeiro trimestre, diz o boletim.

O estudo também diz que o atraso das chuvas da primavera, o aumento dos custos de produção (em especial do preço do concentrado) e o abate de vacas leiteiras, estimulado pelos elevados valores no mercado de gado de corte, prejudicaram a produção de leite nos últimos meses.

Por isso, a competição entre laticínios para garantir a compra de matéria-prima tem mantido o leite valorizado no campo desde outubro de 2019. Diante da oferta restrita, o levantamento do cepea mostrou que o preço do leite pago ao produtor em janeiro (referente ao volume captado em dez/19) chegou a r$ 1,36/litro na “média brasil” líquida. Em termos reais, houve alta de 0,9% frente ao mês anterior e ficou 2,3% acima do observado em jan/19 (valores deflacionados pelo ipca de jan/20).

Este é o maior preço real da série histórica do cepea para um mês de janeiro. De acordo com pesquisa ainda em andamento do Cepea, o preço pago ao produtor em fevereiro (referente à captação de janeiro) deve registrar nova alta. A intensidade do aumento, contudo, deve variar entre os estados analisados.

Com informações Cepea


Últimas Notícias