Expectativa é de cenário positivo para mercado do algodão

Algodão se caracteriza como uma cultura de elevados custos de produção

06/02/2020 às 11:49 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Além de analisarem as condições climáticas, os cotonicultores considerarão a conjuntura dos preços internacionais para tomarem suas decisões de plantio do ciclo 2020 e 2021. O algodão se caracteriza como uma cultura de elevados custos de produção, tornando necessário um certo patamar de preços para que cada produtor opte por dedicar área à pluma, em especial em regiões nas quais há a possibilidade de optar por lavouras competidoras.

No estado de Mato Grosso do Sul, cidades como Chapadão do Sul e Costa Rica são conhecidas por terem áreas grandes de algodão. Atualmente, 80% da produção é destinada ao consumo interno, sendo uma parte adquirida por uma usina de esmagamento de óleo de algodão bruto em Chapadão do Sul, outra para produção de ração e a pluma segue para Ivinhema, para uma cooperativa de fiação.

As exportações são também para  para outros estados e países, sendo 40% da pluma para países asiáticos e 60% no mercado interno. Quanto aos estados compradores da matéria-prima estão São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  A CONAB, prevê exportações favoráveis no próximo ciclo.  

 


Últimas Notícias