Cerveja Artesanal: a arte de fazer sabor

Rio Grande do Sul lidera atual ranking de Cervejarias Artesanais do país

19/11/2019 às 16:41 atualizado por Ariella Guimarães* (Correspondente Rio Grande do Sul) - SBA | Siga-nos no Google News
:

A cerveja artesanal vem ganhando espaço no mercado, por seus admiradores e pelo diferencial do produto. O Rio Grande do Sul é o Estado com mais fábricas da bebida no Brasil, segundo o Anuário da Cerveja no Brasil de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Sendo considerado assim, o polo da cerveja artesanal. Na lista dos maiores produtores da bebida a capital dos gaúchos, Porto Alegre, ocupa o primeiro lugar, seguida por Caxias do Sul (RS), Belo Horizonte e São Paulo. Só no Ano passado, foram abertas 44 novas empresas do ramo em solo gaúcho, chegando a 186, mais de 20% do total nacional. No país há uma média de 889 fábricas.

Os gaúchos estão liderando a onda de produção artesanal da bebida alcoólica mais popular do país, uma cultura impregnada pelo empreendedorismo e na vontade de ir além dos sabores convencionais. Quem investe nessa área, geralmente, faz por amor, por paixão. Foi o que aconteceu com o gaúcho, morador da pequena Quinze de Novembro, com 3.653 habitantes. 

Rui Franken decidiu produzir a própria cerveja. Recentemente inaugurou a Cervejaria Cardeal, já trabalhava há dois anos, mas agora resolveu abrir a empresa para atender a comunidade local e municípios vizinhos. Uma ideia que tem agradado a população e os amantes da bebida. 

Cervejaria atende a comunidade local e municípios vizinhos
Foto: Marcos Wiedemann

O proprietário e Mestre Cervejeiro Cardeal comenta sobre o produto. “Comecei a fazer para consumo próprio, pois queria consumir um produto de qualidade de acordo com meu paladar e Graças a Deus, o público também aprovou". Com apenas produtos puro malte e sem aditivos ou extrato, a empresa, assim como outras espalhadas pelo estado, seguem dando ao Rio Grande do Sul, o título de Polo da Cerveja Artesanal do País. Para a produção da cerveja artesanal puro malte, são necessários apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras. Passando por um processo um pouco longo e trabalhoso, mas muito satisfatório. 

Produção dentro da fábrica cardeal
Foto: Rui Franken

Em média, a Cerveja Artesanal leva de 9 a 15 dias para ficar pronta e chegar ao consumidor. Um caminho de paixão que ganha cada vez admiradores dessa bebida milenar.

Cervejaria cardeal, inaugurada recentemente no interior gaúcho
Foto: Rui Franken

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira 


Últimas Notícias