Piscicultores do Amazonas participam de evento nacional

Tema do evento é sobre uso de tecnologias para desenvolver setor no Amazonas

15/11/2019 às 10:00 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um grupo de piscicultores e técnicos da extensão rural do Estado do Amazonas está participando do principal evento de aquicultura do Brasil, a "XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam) e XIII Simpósio Internacional de Aquicultura", que está sendo realizado nesta semana, em Natal (RN), entre os dias 12 e 15 de novembro. A missão foi viabilizada por meio do projeto “Transferência de tecnologias para o desenvolvimento da piscicultura no Estado do Amazonas (Peixe-Pró)”, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Ocidental. Além de produtores e técnicos, pesquisadores da Embrapa também acompanham a missão.
 
De acordo com o pesquisador Roger Crescêncio, coordenador do projeto, o objetivo da missão é apresentar tanto a produtores do interior do estado, como para técnicos de Ater, o que há de mais moderno em tecnologias para a piscicultura hoje no Brasil. “Também é uma oportunidade para que os produtores do Amazonas conheçam e troquem informações com piscicultores de outras regiões do país”. Ainda segundo o pesquisador, no evento estão sendo apresentados máquinas, equipamentos e insumos que podem ajudar a aumentar a produtividade na piscicultura no Amazonas, bem como discussões sobre manejo e boas práticas que contribuem para o desenvolvimento da atividade e o aumento da renda de pequenos produtores.
 
Na comitiva estão produtores de nove municípios: Manaus, Rio Preto da Eva, Humaitá, Benjamin Constant, Apuí, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba. Um dos participantes é Onei Rossato, que trabalha com criação de tambaqui em Humaitá. Para ele, a participação está sendo muito positiva, sendo que o que mais chamou a atenção é o tamanho e a pujança que a piscicultura está alcançando no país. “Aqui a gente pode ver a evolução da atividade no Brasil, a quantidade de produtores e fornecedores. Com certeza é uma atividade muito promissora e que deve crescer muito mais”, ressaltou. Já Alcides Inácio Lauschner, piscicultor de Apuí, participar da feira é uma forma de aprender e aplicar em sua propriedade. “Estou a quatro anos criando tambaqui, ainda em pequena escala, mas estar aqui pode ajudar a ampliar e melhorar a atividade”, destacou.

Com informações de Embrapa.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias