Brasil é referência em sustentabilidade

Para obter uma carne diferenciada o produtor deverá seguir uma série de diretrizes

14/11/2019 às 10:44 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Desde 2012 iniciaram os trabalhos da Embrapa com o selo Carne Carbono Neutro (CCN), marca-conceito da unidade. O selo vem de acordo com as necessidades, exigidas pelo mercado, que é ter uma carne de qualidade e ao mesmo tempo sustentável.

A palavra do momento é sustentabilidade, com o alimento que consumimos não é diferente, a carne também tem seguido os moldes. Já considerado um caminho sem volta , engloba as mudanças climáticas e seus contextos. A pesquisa busca responder perguntas que o próprio mercado faz. Como por exemplo, como  é a carne sustentável? O que é preciso fazer para produzir uma carne amigável com o meio ambiente?

Para obter uma carne diferenciada o produtor deverá seguir uma série de diretrizes, entre elas, a de que a criação deverá ser em sistemas com a introdução obrigatória de árvores. Isso porque o componente arbóreo faz o trabalho de neutralizar o metano entérico exalado pelos animais, um dos causadores pelo efeito estufa e que provoca o aquecimento global.

Os sistemas de criação podem ser o silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF). Ponto importante também é a  rastreabilidade que vai dar todas as garantias, para que a carne chegue até o consumidor final, com a certeza, de que foi produzida nos padrões estabelecidos carne carbono neutro. Os especialistas afirmam, que o Brasil é visto como exemplo de uma agropecuária sustentável, capaz de produzir sem agredir ao meio ambiente. 


Últimas Notícias