Governo publica Zoneamento Agrícola de Risco Climático para milho e feijão e o primeiro para Sistema Agroflorestal

Sistema tem como objetivo reduzir riscos relacionados a problemas climáticos

13/11/2019 às 08:46 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram publicadas, no Diário Oficial da União, as portarias sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para as culturas de milho e feijão 2ª safra. A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou também o primeiro Zarc que contempla, além do sistema convencional de cultivo, o Sistema Agroflorestal (SAF).

A partir da publicação do Zarc do cacau, os agricultores terão maior facilidade de acesso ao crédito e aos instrumentos de gestão de riscos ofertados pelo governo federal. O SAF é reconhecido como o modelo de exploração que mais se aproxima ecologicamente da floresta natural e é considerado como uma forma sustentável de utilização dos recursos naturais disponíveis. A cultura contemplada no estudo foi o cacau, que contou com avaliação de risco para implantação, produção do pomar e cultivo irrigado. O estudo foi realizado pela Embrapa e teve a parceria da Ceplac. 

Dentre os benefícios dos SAFs, está a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, aumento da capacidade produtiva do solo, conservação ambiental, redução do desmatamento e das queimadas ao tempo em que oferecem uma possibilidade de geração de renda. Esse modelo de cultivo permitiu, após uma cuidadosa avaliação por especialistas, a indicação do plantio em sistema SAF nas áreas de uso controlado, de acordo com as indicações do Zoneamento Ecológico-Econômico de cada estado.

O zoneamento do cacau foi publicado para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Zoneamento

O zoneamento visa reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos, a partir de metodologia validada pela Embrapa.

O sistema considera fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

Os agricultores são obrigados a seguir as indicações do Zarc para contratar recursos do crédito rural, da agricultura familiar e do seguro rural e conta com atualizações constantes. 


Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias