Custos de produção da batata apresentam alta no sul de MG

Análise realizada pela HF Brasil, vinculada ao Cepea/Esalq USP, constatou que o preço das sementes dobrou

28/10/2019 às 10:46 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A unidade Hortifruti/Cepea constatou, na análise semanal, divulgada nesta segunda-feira (28), que dentre as regiões produtoras de batata acompanhadas pela instituição, o sul de Minas Gerias foi o local que apresentou a maior alta nos custos em 2019, principalmente na safra de inverno. O principal item que aumentou os custos foi o reajuste observado para as sementes, já que o preço desse insumo dobrou de 2018 para 2019.

Como a produtividade neste ano está menor, o custo é maior se comparado ao ano passado, tanto por hectare quanto por saca. Os fertilizantes também se valorizaram, mas de maneira menos expressiva frente à safra de 2018, quando o dólar elevado impulsionou as cotações do insumo.

Para a temporada das águas 2018/19, o custo aumentou por hectare e ficou estável por saca, devido ao aumento de produtividade nessa última safra, que passou de 540 para 600 sacas/ha. Quanto aos insumos, a alta mais expressiva foi verificada nos defensivos.

Os custos com as operações mecânicas também aumentaram, devido às altas nos preços do diesel e da manutenção. O aumento dos custos da safra das águas, no entanto, ficou limitada pela queda nos preços das sementes, insumo que, até então, registrava maior oferta.

Com informações de HF Brasil.
*Texto com supervisão de Douglas Ferreira.


Últimas Notícias