Exportações de filé congelado de tilápia crescem 110%

Dados apontam que até agosto as vendas do peixe congelado aumentaram significativamente

02/10/2019 às 15:19 atualizado por Rafaela Flôr - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos primeiros oito meses deste ano o país comercializou 520,5 toneladas, com crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o mais exportado é o filé congelado, que registrou aumento de 110% nas vendas. O país também exportou mais filé de tilápia fresco e tilápia congelada.

Os Estados Unidos são os maiores compradores da tilápia brasileira, com 97% do total. Canadá, Equador, África do Sul e Panamá também estão entre os importadores.

O aumento do volume total é relevante, mas o tipo de produto exportado também merece destaque. A Peixe BR afirma que tradicionalmente é maior a comercialização de filé fresco. No entanto, em 2019 verificou-se aumento significativo de outros produtos, antes com baixa competitividade, especialmente de filé congelado de tilápia. O aumento na competitividade deve-se à aplicação do drawback na aquicultura, proposto em conjunto com a associação e a Embrapa Pesca e Aquicultura.

Com informações de assessoria da Peixe BR.

Texto com supervisão de Douglas Ferreira.


Últimas Notícias