Pecuária impulsiona crescimento do PIB do agronegócio

Segmento de insumos e pecuária foram responsáveis pelo resultado positivo

18/09/2019 às 18:10 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgaram nesta quarta-feira (18) dados que afirmam que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,53% no primeiro semestre de 2019. O resultado positivo deve-se à pecuária e o segmento de insumos.

Na avaliação, destaca-se o impacto da pecuária no resultado do PIB do agronegócio acumulado deste ano. O setor obteve aumento de 4,65% no primeiro semestre, sendo impulsionado pelos setores primários, com 10%, os insumos com 3,32%, serviços com 2,66% e a agroindústria, com 1,99%. A elevação é causada pela produção de frango, suínos e leite.

De acordo com a publicação, o segmento de insumos expandiu 7,26%, a agroindústria 1,26% e o serviços obtiveram 0,65%. O setor primário registrou queda de 2,04% neste período analisado. 

Na área agrícola, registrou-se 0,97% de retração no semestre avaliado. Em contra-partida, o segmento de insumos cresceu 9,08% devido ao aumento dos preços de fertilizantes e defensivos. A agroindústria teve registro positivo em 1,09%. Enquanto a atividade primária apresentou redução de 7,71%, causada por preços baixos e altos custos de produção.

Com informações CNA/Cepea

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira.


Últimas Notícias