Produtos da agricultura familiar têm aumento de 51% na comercialização durante Expointer

Entre as mercadorias estão artesanato, bebidas e doces preparados por produtores de diversas regiões do país

27/08/2019 às 09:48 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com a emissão de um novo selo que identifca produtos da agricultura familiar, o Senaf (Selo Nacional da Agricultura Familiar), e um aumento de 51,9% nas vendas em comparação ao ano passado, a 21ª Feira da Agricultura Familiar marca presença na 42ª Expointer, que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Ao todo, são 327 expositores, com 312 estabelecimentos sendo do Rio Grande do Sul, quatro do Rio de Janeiro, dez de Minas Gerais e um do Amapá. No espaço, há produtos como artesanatos, doces, linguiças, queijos, sucos, cachaças, vinhos e geleias.

Um serviço que o Mapa disponibilizou durante a feira para o agricultor familiar, é a emissão do Senaf nesse novo formato, que pode ser obtido também pela internet, no endereço da Vitrine da Agricultura Familiar. Basta apresentar o CNPJ, para quem utiliza a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica, e o CPF, no caso de DAP Familiar, e preencher o formulário com as informações da empresa e das mercadorias que utilizarão o selo.

Entre os expositores, é possível perceber a versatilidade na comercialização e a visão de potencial de mercado dos próprios produtos. Para Tonho Scarton, fabricante de cachaça que viu na caipirinha uma oportunidade para o seu item, o drink tornou a bebida mais atraente para o público. “Tivemos a ideia de lançar um produto com a nossa cachaça. Para divulgá-lo junto com a caipirinha de qualidade, criamos o carrinho para atender as pessoas na praia, eventos, casamentos e aniversários”, conta Scarton.

A 21ª Feira da Agricultura Familiar é um espaço para os expositores terem acesso a novos mercados e comercializarem produtos. O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A feira acontece das 8h às 20h, no Parque de Exposição Assis Brasil e segue até o próximo sábado, 1º de setembro.

Com informações: Mapa


Últimas Notícias