Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a portaria 164, de 16 de agosto, que estabelece o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele tem como objetivo apoiar a organização das cadeias agropecuárias de relevância ou potencial na Região Nordeste e a ampliação e diversificação dos canais de comercialização.
Segundo o Mapa, o projeto está em execução desde o início do ano por uma equipe multidisciplinar. O programa visa uma atuação de relevância social, ambiental e econômica. Ele também terá como diretriz o acesso dos produtores a crédito, assistência técnica e tecnologias, com foco no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e de estratégias de convivência com a seca.
Segundo a publicação, o AgroNordeste busca melhorias na cadeia produtiva e identificar dificuldades que “comprometem a competitividade das cadeias agropecuárias de relevância ou com potencial de desenvolvimento e encaminhar as soluções pertinentes que sejam de domínio do MAPA”.
Para o início do programa, serão trabalhadas oito microrregiões definidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Posteriormente, a intenção é expandi-lo para outras áreas do Semiárido Nordestino para atender o maior número possível de produtores. Os resultados do plano de ação do programa serão divulgados anualmente pela Unidade de Gestão do AgroNordeste.
Fonte: Mapa