PecuáriaGeral

Preço do leite pago ao produtor cai 8% em julho

Segundo Cepea, a redução ocorreu por causa das fracas negociações de derivados lácteos nos últimos meses

01/08/2019 - 16:38 | Por Renata Ferreira - SBA

O preço do leite pago ao produtor no mês de julho teve queda foi de 7,9%, ou 12 centavos o litro. Essa foi a primeira queda mensal deste ano. Conforme levantamento do Cepea, a média Brasil liquida fechou em 1 real e 40 centavos o litro, 7,8% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Mas mesmo com esses valores, no acumulado desse ano, a variação se mantém positiva - 11,5%, em termos reais.

Essa queda no preço do leito pago ao produtor, vem das fracas negociações de derivados lácteos nos últimos meses e também pelas margens espremidas das indústrias. As reduções mais expressivas nos valores médios foram verificadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Quanto ao Indice de Captação de Leite teve aumento 3,4%. O que influenciou esse aumento foi a produção nos estados do Sul, região que está em período de safra,

Em relação ao teto de preços dos derivados, as empresas enfrentam dificuldades em elevá-lo. No atacado de São Paulo, o preço do leite longa vida caiu 4,8% em julho frente a junho, fechando em R$ 2,35/litro. Já para a muçarela, o preço manteve-se estável, fechando com média de r$ 17,62/kg. Para o mês de setembro, a expectativa é de preços em queda, depois do pico de entressafra no sudeste e centro-oeste do país.

Compartilhar

Últimas Notícias