Bayer Saúde Animal e Canal do Boi lançam campanha contra coccidiose

Doença associada à diarreia é silenciosa e pode matar animais jovens

27/06/2019 às 11:30 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

É possível prevenir e tratar bezerros de raças que produzem carne e leite contra a coccidiose, uma das principais causas da diarreia com sangue, entre animais de 15 dias a dois meses de idade. A doença é silenciosa e pode parecer inofensiva, mas mata animais sem tratamento. A prevenção deve ser feita logo após o parto.

Estima-se que mais de 60% dos animais de cria sejam acometidos pela coccidiose, também conhecida como diarreia de sange, enterite hemorrágica ou curso vermelho. Destroi vilosidades da mucosa intestinal e causa danos irreversíveis. Um animal doente tem comprometido o seu potencial de conversão alimentar e ganho de peso.

A doença é causada por um parasita que entra no organismo do animal logo após o contato com o meio ambiente. Fatores como pasto e água contaminados são caminhos para a contaminação. Apenas uma minoria, de 5 a 10% do rebanho jovem, apresenta diarreia. A maior parte não demonstra sinal clínico, portanto, deixa de receber cuidados santiários necessários. Apesar dos cuidados, o animal tratado continuará com os impactos internos da doença.

“O colostro não previne a coccidiose”, alertou o médico veterinário Matheus Marinho, gerente de produtos da Bayer Saúde Animal. A prevenção é o melhor remédio contra o mal, acrescentou.

Um bezerro não tratado, segundo Matheus Marinho, deixa de ganhar 5,5 quilos de peso até a desmama. Nos bovinos leiteiros, as vacas em lactação deixam de produzir até 250 quilos de leite por período de lactação.

Campanha

A Bayer Saúde Animal e o Canal do Boi lançaram nesta quarta-feira (26/6) uma campanha educativa de prevenção e combate à coccidiose. O lançamento foi no programa “Mais Pecuária”, durante entrevista ao vivo de Matheus Marinho. Uma série especial de reportagens dará ao pecuarista as principais informações sobre a doença. Equipes de jornalistas gravaram o material da campanha em fazendas de regiões diferentes do país. Nos vídeos, o público poderá acompanhar depoimentos de veterinários, técnicos, tratadores e proprietários rurais que tiveram sucesso no combate à doença.

Os vídeos também serão difundidos nos portais de internet e nas mídias sociais dos dois parceiros.

Durante a campanha, a empresa divulgará o produto Baycox. Aplicado por via oral, em uma única dose, no primeiro dia de vida, o produto permanece no organismo por 20 dias. Após o período, o animal já terá adquirido imunidade, segundo Matheus Marinho.

O lançamento contou com as presenças do gerente de marketing da Bayer Saúde Animal, Luciano Silva Rodrigues, dos diretores do Canal do Boi Miro Lima (Comercial) e Eder Campos (Jornalismo) e do apresentador do programa Bom dia Produtor, Adriano Falleiros.


Últimas Notícias