Embrapa apresenta tecnologias para melhoria das pastagens

Novidades serão expostas em dia de campo em Sinop, Mato Grosso

02/05/2019 às 08:46 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Gabriel Faria

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mato Grosso (MT) realizam evento o 9º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, que ocorrerá entre os dias 9 e 10 de maio na unidade da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop no MT. No dia serão apresentados tecnologias que possibilitam o aumento da biomassa da braquiária e do teor de proteína da pastagem.

A novidade consite na inoculação das sementes do capim com estirpes selecionadas da bactéria Azospirillum brasilense. Este microrganismo possibilita o crescimento da planta, através da produção de fitormônios. O que acarreta em maior desenvolvimento de raízes, propiciando melhor absorção dos nutrientes.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Marco Antonio Nogueira, a utilização deste inoculante resulta na produção de 15% a mais de biomassa e aumento em 10% no teor de proteína da gramínea, adicionando um incremento de até 25% na oferta proteica da pastagem. Nogueira complementa que as plantas inoculadas apontam maior eficiência na absorção dos fertilizantes nitrogenados, gerando economia para o produtor.

A pode ser utilizada tanto para alimentação animal com melhor qualidade de alimento, quanto para a cobertura em sistema de plantio direto. Nesse caso, há maior aporte de carbono no solo.

Além das vantagens agronômicas e financeiras, a inoculação com Azospirillum também gera impacto ambiental. A maior produção de biomassa favorece o sequestro de carbono da atmosfera. Ao passo que a diminuição da adubação nitrogenada resulta em menor emissão de óxido nitroso, um dos gases causadores do efeito estufa.

 

 


Últimas Notícias