A semana começa com muita chuva no Centro-Sul brasileiro. Os três estados do sul vão seguir sob influência de instabilidades, com destaque para o Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Norte, Serrana e na Grande Porto Alegre. Na faixa sul do estado, a chuva também deve retornar por conta da passagem de um cavado em médios níveis da atmosfera, que segue estimulando a formação de nuvens carregadas. Atenção para a chuva que segue volumosa em Santa Catarina e no Paraná, onde há alerta para temporais.
No Centro-Oeste brasileiro, a previsão é de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e também na região centro-oeste do Mato Grosso. As pancadas devem cair com moderada a forte intensidade, e não se descarta a ocorrência de temporais nessas áreas. Já no leste do Mato Grosso, centro-norte de Goiás e Distrito Federal, o tempo continua firme, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
No Sudeste, a instabilidade atinge principalmente o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, onde a segunda-feira será de muitas nuvens e pancadas de chuva, por influência do cavado, do transporte de umidade e da frente fria que passa ao largo da região. Por outro lado, o tempo segue firme na faixa centro-norte de Minas, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com tempo seco predominando e umidade também abaixo dos 30% em áreas do oeste mineiro.
Fonte: Climatempo