Safra de uvas finas se encerra em São Paulo

Segundo Cepea valores da uva foram relativamente positivos

25/04/2019 às 11:47 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Hortifruti/Cepea) a safra de uvas finas nas praças paulistas de São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul encerraram suas atividades neste mês. Conforme agentes consultados pelo Cepea, no âmbito geral, os valores foram relativamente positivos, problemas na produção de outras regiões reduziram a oferta nacional, elevando os valores.

Quase não houve oferta em Pilar do Sul entre dezembro/18 e janeiro/19 em decorrência das chuvas que a região enfrentou no período de podas e que prejudicou a produtividade, ocasionando em atrasos no calendário. Por outro lado em São Miguel Arcanjo, a colheita seguiu o ritmo habitual mesmo diante do clima adverso, embora a produtividade também tenha sido menor, de acordo com Cepea. 

No mês de março as chuvas ocasionaram perdas por podridão e rachadura de bagas. Já em abril, a elevação da oferta de uvas finas e com entrada da fruta de  Marialva (PR), as cotações foram pressionadas por algumas semanas. De janeiro até a primeira quinzena deste mês, a itália paulista registrou preço médio de R$ 4,59 o kg, alta de 40% frente ao ano passado. Os cutos foram estimados em média de R$ 2,50 o kg. Houve queda de 34,2% na produtividade. Mesmo diante desse cenário, a margem de ganho do produtor foi mais estreita.


Últimas Notícias